Mitos e verdades sobre a Airfryer: conheça os principais

Conhecer os mitos e verdades sobre a Airfryer é um passo importante para quem está planejando adquirir esse eletrodoméstico.

Anúncios

A internet está repleta de informações sobre esse equipamento: há quem fala bem, há quem só tenha críticas a ele, e existem até opiniões que garantem que o uso traz riscos. Será?

No conteúdo de hoje desvendaremos algumas das principais opiniões sobre o assunto, a fim de descobrirmos se são #verdades ou #mitos. Continue por aqui e confira!

8 opiniões sobre Airfryer: será que são mitos ou verdades?

Desde o surgimento da Airfryer as opiniões sobre o equipamento se dividiram, isso porque, alguns o consideram revolucionário, enquanto outros acreditam que a tal “fritadeira elétrica” traz riscos à saúde.

Anúncios

Em geral, as opiniões negativas são muito semelhantes ao que costumamos ouvir sobre o microondas, mas, será que são verdadeiras?

A seguir veremos 8 das principais opiniões populares sobre airfryer para entendermos se são verdades ou mitos, confira!

1. Airfryer causa câncer – #MITO

Assim como ocorre com o microondas, muitos críticos da Airfryer garantem que o uso do equipamento causa câncer.

Em geral, as opiniões defendem que o método de funcionamento da fritadeira elétrica afeta as células do alimento, tornando-o cancerígeno, ou que a mesma transfere uma substância chamada acrilamida, que é classificada como cancerígena, para a comida.

Ocorre que a acrilamida é uma substância resultante do processo de queima dos alimentos (a famosa crostinha escura), então, a não ser que o alimento queime, não terá acrilamida.

E, vale dizer que isso poderia ocorrer com qualquer método de preparo por aquecimento, e não apenas com esse.

Além disso, o método de preparo utilizado pela Airfryer não afeta as células tornando-as cancerígenas, isso é mito.

2. Airfryer frita os alimentos sem óleo – #MITO 

Embora seja vendida como fritadeira elétrica, a Airfryer funciona como um mini forno de convecção, uma vez que prepara os alimentos por meio de calor circular.

Isso significa que o calor circula dentro do equipamento com auxílio de uma ventoinha, o que cozinha os alimentos uniformemente e em menos tempo.

Perceba que em nenhum momento o alimento passa pelo processo de fritura, que, por sinal, deve ser feito com óleo para receber tal característica. 

Por isso, dizer que a Airfryer frita sem óleo é mito, já que não existe fritura no processo de preparo, e sequer é possível fritar alguma coisa sem óleo.

3. Airfryer desidrata os alimentos – #VERDADE

Existem pessoas que não gostam de alimentos preparados na Airfryer por perceber que ficam ressecados e menos saborosos.

Isso depende muito do pré-preparo antes de levar o alimento à Airfryer, mas, em condições normais, podemos considerar que essa sensação de desidratação do alimento é verdade.

Isso porque, conforme vimos, o equipamento funciona por meio de calor circular, então, caso não tenha gordura e umidade suficientes no preparo, os níveis mínimos de umidade serão perdidos, o que tornará o alimento seco.

Por isso, para fazer todo e qualquer preparo nesse eletrodoméstico você deve levar o fator ressecamento em consideração e adaptar o pré-preparo para contornar esse “ponto negativo”.

4. Alimentos feitos na Airfryer são mais saudáveis do que os assados – #MITO 

Dizer que os alimentos feitos na Airfryer são mais saudáveis do que os assados não faz muito sentido, visto que na prática, a Airfryer funciona como um forno elétrico express.

Por isso, ambos os equipamentos podem entregar resultados muito parecidos, e o quão saudável será o resultado final depende do pré-preparo.

Isso porque, se você colocar um frango repleto de manteiga na Airfryer ou no forno não fará diferença, visto que o problema não é o método de cozimento, e sim o pré-preparo do alimento.

Em ambos os casos o frango terá muita gordura, e não há nada que o equipamento possa fazer para mudar isso.

5. A fritadeira elétrica retira nutrientes do alimento – #MITO

Todo método de cozimento de um alimento degrada nutrientes, visto que proteínas, vitaminas e minerais podem se deteriorar com altas temperaturas.

Por isso, associar esse fato à Airfryer é um mito, já que os nutrientes perdidos por meio dele seriam perdidos em qualquer outro método de preparo do alimento que envolvesse temperatura.

Vale dizer que na maioria dos casos essas perdas não são significativas, então, não faz diferença no final das contas.

6. A Airfryer auxilia na dieta – #VERDADE

Especialmente se você possui o hábito de consumir alimentos fritos ou fastfood pela praticidade, o uso do Airfryer será muito benéfico para a sua dieta.

Isso porque, a grande vantagem deste equipamento está em poder cozinhar os alimentos rapidamente, além da aparência final ficar bem semelhante ao processo de fritura, mas, sem a gordura.

Por isso, se você sempre começa uma dieta e desiste ao ter que escolher entre perder horas cozinhando ou pedir um lanche, use a Airfryer e torne tudo mais prático.

Dentre os mitos e verdades sobre a Airfryer, essa é a verdade mais interessante!

++Aplicativo contador de calorias: conheça os melhores – Acreditei.

7. Posso colocar refratários de cerâmica dentro do equipamento – #VERDADE

Essa verdade deve vir acompanhada de explicações, isso porque, embora colocar refratários de cerâmica na Airfryer não seja perigoso, o próprio fabricante não recomenda essa prática.

Mas, o fato é que a cerâmica não sofre prejuízos ao ser colocada no equipamento, e auxilia no preparo de pratos específicos.

Então, caso queira utilizar, atente-se ao tamanho do refratário, e garanta que a cerâmica possui a qualidade necessária para suportar a temperatura.

De todo modo, tenha cuidado ao colocar e retirar o refratário do equipamento, e certamente não terá problemas ao preparar bolos, pudins, e muito mais!

8. Devo limpar a Airfryer a cada uso – #VERDADE

Essa é uma verdade que muitas pessoas gostariam que fosse mito, mas, o fato é que a Airfryer deve ser higienizada a cada uso.

Retire o cestinho e passe um pano limpo na parte interna do equipamento para garantir a remoção dos restos de alimentos e gordura.

Em seguida, lave o cestinho com esponja macia e detergente, seque-o e guarde novamente no equipamento para o próximo uso.

Embora seja uma tarefa chatinha, é necessária para garantir que o seu equipamento dure por muito tempo, e os preparos feitos nele sejam seguros.

Isso pode te interessar: Como ser mais criativo? Dicas para colocar em prática – Acreditei.

Trends